SMA - Média Móvel Simples

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SMA - Média Móvel Simples

Mensagem por Nadson Moraes em Sab Out 19, 2013 2:34 am

A média móvel é uma técnica usada para analisar dados em um intervalo de tempo. É aplicada nas finanças e principalmente na análise técnica. O principal objetivo da média móvel simples é fornecer o valor médio da cotação dentro de um determinado período. Assim, para cada valor incluído no cálculo da média, o valor mais antigo é excluído. Na média móvel simples (SMA), cada dado utilizado no cálculo da média terá o mesmo peso. Por exemplo, uma média móvel da cotação de fechamento de 10 dias, calculada para a data x, será:
SMA = [Fech(x) + Fech(x-1) + Fech(x-2) + … + Fech(x-9)] ÷ 10
Em outras palavras, a média móvel simples é calculada adicionando-se os preços (geralmente os preços de fechamento) para um número de períodos (horas, dias, semanas, etc) e dividindo-se esse valor pelo número de períodos.

Na análise técnica, existem alguns valores populares para x como 10 dias, 40 dias ou 200 dias. O período selecionado dependerá do tipo de movimento no qual o investimento está sendo baseado: curto, médio ou longo prazo. Em qualquer caso, a média móvel será interpretada como suporte em um mercado em ascenção, ou como resistência em um mercado em queda. Através da intersecção entre a cotação e a média móvel, sinais de compra e venda são produzidos. Se a cotação “cortar” a média móvel para cima, esse será um sinal de compra. Se o oposto ocorrer, ou seja, se a cotação “cortar” a média móvel para baixo, esse será um sinal de venda.

A média móvel segue uma tendência. Ela não possiblita uma antecipação das mudanças nas tendências. Com isso, as médias móveis apresentarão sinais de mudanças nas tendências só depois que o movimento ja tiver começado. Alguns estudiosos afirmam que, pelo fato de apenas reagirem a uma tendência, as médias móveis não devem ser utilizadas em todos os momentos. O mercado financeiro, muito frequentemente, se apresenta na forma de acumulação na qual ele se move lateralmente entre os limites de preço. Quando isso ocorre, a utilização das médias só será possível em pequenos espaços de tempo e, mesmo assim, existirá a possibilidade de uma interpretação errônea dos resultados, pois não existe claramente a definição de uma tendência.



Fonte: http://mercadofinanceiro.forum-livre.com/
avatar
Nadson Moraes

Mensagens : 32
Data de inscrição : 01/08/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum