O que é inflação? Por que estamos sofrendo com ela?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é inflação? Por que estamos sofrendo com ela?

Mensagem por Nadson Moraes em Qui Ago 13, 2015 3:41 pm

O que é inflação?

É o aumento dos preços ao consumidor, que sente uma redução no seu poder de consumo ao longo do tempo.

Por que estamos sofrendo com a inflação?

Bom, essa resposta não e tao simples, envolve uma serie de fatores, mas no caso brasileiro tivemos casos particulares que podem mostrar com mais clareza porque a inflação veio tao acentuada em nossa economia.
Nos últimos anos tivemos uma forte expansão do credito do consumo e da base monetária (dinheiro impresso pelo BC), esta oferta de dinheiro no mercado aqueceu as vendas gerando um forte consumo interno, mas por outro lado as taxas de investimentos no pais se mantiveram baixas, sempre abaixo de 18% do PIB, na china por exemplo, esta taxa ultrapassa os 50% do PIB. Estes investimentos estimulam o aumento da produção das empresas que por sua vez aumentam seus lucros com a elevação da produção. Como nossa taxa de investimento esta baixa, as empresas não conseguem produzir na mesma proporção que o consumo aumenta, e desta forma elas decidem regular o aumento da demanda, com a elevação dos preços do produto ao consumidor, gerando assim a nossa temida inflação.

Pois então, como se combate a inflação?

O combate a inflação é um remédio amargo, que a população nem sempre consegue entender de forma racional e harmonicamente, pois as medidas mais comuns são a alta dos juros que por sua vez vai estimular as empresas e as pessoas a pouparem mais, buscando maior rentabilidade dos juros, ao pouparem, os agentes(pessoas e empresas) estarão retirando dinheiro de circulação, que por sua vez diminuirá o consumo nacional das familias. Diminuindo o consumo as empresas venderão menos e por sua vez ira demitir funcionários, essas demissões irão diminuir ainda mais o poder de consumo das pessoas que por sua vez diminuirá a demanda por produtos acabado e matérias primas e consequentemente estes(as firmas) irão ser pressionados a manterem os preços estáveis, para nao perderem fatia de mercado e aumentar as perdas.

Bom, como você pode ter visto, a economia é um efeito em cadeia, onde uma coisa afeta a outra e essa outra afeta as demais. Portanto quando alguem lhe dizer que se combate a inflação com desemprego, essa afirmação nao esta errada, pois a desaceleração da economia é o ponto chave para diminuir o consumo das famílias, gerando assim menor pressão sobre os preços.
avatar
Nadson Moraes

Mensagens : 32
Data de inscrição : 01/08/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum